sábado, 7 de junho de 2008

Caligrafia dum Gesto Fugaz

José Brito, técnica mista s/tela, 70x63 cm, 2003


EVOCAÇÃO DA MEMÓRIA


A minha pintura faz parte de um projecto de trabalho que tem em linha de conta uma técnica e uma proposta que visa entender o desconcerto do mundo, gritando a nossa essência humana privada de cor pela monotonia e intoxicada pelas palavras gastas.
A minha obra é uma constante experimentação e busca de novos e diferentes resultados. Questiono a linguagem artística. Emprego o suporte como pintura convertendo-o num elemento expressivo e fundamental.
Os meus quadros surgem a partir de páginas de jornais sobre as quais sobreponho a mancha de tinta negra. Coladas sobre a tela articulam-se de modo a reescrever uma nova narrativa.
É um jogo estético. Quadro de anotações e um sem fim de ideias e sensações. Uma torrente que impele a memória e a vivência construída de maneira impulsiva e directa.
O meu trabalho corresponde a crónicas biográficas onde sinais e vestígios nos remetem para além do visível, experiências vividas e marcas da erosão temporal que se articulam com ritmos, harmonias cromáticas e tonais. As colagens, mosaico de parcelas de memórias, que se justapõem ou se sobrepõem criam um espaço de ruptura e sutura, de diversidade na unidade, o todo na fragmentação, evocação das memórias que reuni.

José Brito

Sem comentários: